Arte e cultura
A unidade 2 tem como objetivo discutir os conceitos e práticas dos fundadores pioneiros da Etnografia:
Franz Boas e Bronislaw Malinowiski. A partir desses fundadores, a etnografia passou a integrar o cotidiano profissional da ciência antropológica. Primeiramente, será destacada a importância do antropólogo Franz Boas no que se refere à compreensão de que cada cultura só tem significado se estiver relacionada ao contexto social. Boas faz a defesa do conceito de relativismo cultural, assim como elabora críticas contundentes ao método comparativo entre as culturas e à noção de etnocentrismo. Em seguida, são apresentadas as reflexões do antropólogo Bronislaw Manilowiski, que fez emergir o significativo conceito de observação participante e as principais referências teóricas da antropologia funcionalista. go Franz Boas no que se refere à compreensão de que cada cultura só tem significado se estiver relacionada ao contexto social. Boas faz a defesa do conceito de relativismo cultural, assim como elabora críticas contundentes ao método comparativo entre as culturas e à noção de etnocentrismo. Em seguida, são apresentadas as reflexões do antropólogo Bronislaw Manilowiski, que fez emergir o significativo conceito de observação participante e as principais referências teóricas da antropologia funcionalista.
AULA 2
O Evolucionismo, Relativismo e Funcionalismo na Antropologia
Autor: Prof. Dr. Marcelo Flório
Pela arte, pensamentos tomam forma e ideais de culturas e etnias têm a oportunidade de serem apreciados pela sociedade no seu todo. Assim, o conceito de arte está ligado à história do homem e domundo, porém não está preso necessariamente a determinado contexto, é essencialmente mutável.
O conceito de obra de arte é uma construção social, não pode ser um trabalho isolado. A arte possibilita umdiálogo com quem a observa, cria situações que podem se tornar desafiantes para o apreciador e, algumas vezes, os materiais utilizados na