Arte e Cultura
Questão 01
Entende-se por preservação do patrimônio cultural, a valorização, o cuidado e a proteção do conjunto de bens de natureza material e imaterial que são comuns a determinados grupos sociais, conferindo identidade ao país. Tem por finalidade conservar traços da vida comum, quotidiana, resguardando a memória, dando importância ao contexto e às relações sociais existentes.
A reportagem Obra em banco danifica painel desconhecido de Volp, a situação vai de encontro à ideia de preservação, de valorização do patrimônio como herança a ser preservada. Por motivos meramente comerciais e, às vezes, até mesmo por falta de percepção cultural, o dono do imóvel permite o uso do espaço, esse, que deveria ser protegido e utilizado para o acesso de pessoas com o objetivo de admirar tanto a obra quanto o seu criador em um contexto histórico e artístico.
Na situação relatada, caberia ao Instituto Alfredo Volpi identificar o proprietário do imóvel, averiguar a situação e o grau de informação do proprietário quanto à obra e acionar os órgãos responsáveis pelas medidas necessárias e serem tomadas para que a memória da obra em (...) seja preservada. Com base na Constituição de 1934, artigo 10 “o Poder Publico é responsável pela preservação do patrimônio, podendo impedir a evasão de obras de arte”. Portanto, não acredito que caiba a situação uma penalização para o proprietário, e sim, apenas uma conscientização e medidas que possam reparar o dano.
Questão 02
Renascimento ocorreu na Europa durante os séculos XV e XVI, caracterizado como um grande movimento de mudanças culturais baseada pelos valores da cultura clássica (greco-romana), reinterpretado numa compreensão humanista e racionalista. O teocentrismo é trocado pela valorização do antropocentrismo “o homem é a medida de todas as coisas”, e então, o entendimento do mundo passava ser feito a partir da importância do ser humano. O pensamento da época era nutrido pela filosofia grega, o desenvolvimento da