Arte e cultura áfrica
O continente africano tem uma grande variedade de culturas, artes e línguas. Possui mais de 50 países com uma vegetação diversificada variando de savana, arbustos, desertos e montes com neve durante todo o ano.
A história da arte começa ainda na Idade da Pedra com pinturas nas paredes de suas casas. Contando com uma grande influencia do Egito Antigo. A arte africana e o reflexo das histórias, mitos e crenças dos habitantes deste continente.
Muitos faziam objetos com elementos da natureza, esculturas de marfim, máscaras e ornamentos de ouro e bronze tinham como tema o cotidiano, a religião e os aspectos naturais da região expressando muita sensibilidade.
A arte africana chegou ao Brasil através dos escravos os elementos africanos juntaram-se com os elementos indígenas e portugueses gerando os componentes da arte afro-brasileira.
Pablo Picasso nunca foi à África mais mesmo assim produziu obras com máscaras e estatuas. Picasso dizia que o "vírus" da arte africana o tinha contagiado.
O incentivo aos artistas de utilizar novos meios como cimento, óleo, pedra, alumínio e utilização de cores e desenhos diferentes estão trazendo mais patrocinadores para a arte africana.
A dança originou- se na África como parte da vida nas aldeias. Todas as pessoas dançam ou batem palma ou ainda forma um circulo em torno dos dançarinos. Todos os acontecimentos são celebrados através da dança e da musica e é a parte mais importante das festas.
As danças africanas variam muito mais contendendo umas características semelhantes como fazer uma fila ou circulo para dançar, muito difícil ver solos ou duplas. Algumas danças podem apresentar até seis ritmos ao mesmo tempo e a utilização de máscaras ou enfeites.
No Rio de janeiro há muita influencia da cultura africana como o candomblé, capoeira, jongo, lundu, maxixe, samba, funk, jazz, rock, pagode, reggae, rap, salsa ente outras.
As tradições das danças estão ligadas diretamente ao teatro, as misturas de sons e