Estilo adm
A teoria comportamental oferece uma gama enorme de variedades de estilos de administração.
A administração de um certo grupo ou organização está relacionada diretamente co o estilo do administrador e, e de como ele acredita que as pessoas agem dentro da empresa.
Por sua vez o estilo da administração é relacionado com as crenças e os valores que o administrador tem sobre o comportamento humano dentro da organização. Através disso o administrador molda seu estilo com relação a tudo. Por exemplo: a divisão do trabalho, como se planeja, organiza e controla as atividades.
Cada teoria se baseia pelas convicções do comportamento humano dentro das organizações.
Teoria X e Teoria Y
Mcgregor compara 2 estilos antagônicos, de um lado a teoria mecanicista e pragmática, ou seja aquela denominada teoria X e de outro lado q que está relacionada aos conceitos de comportamento humano, teoria Y.
Teoria X
É uma concepção tradicional de administrar e baseia-se em concepções erradas sobre o comportamento humano. Essa teoria diz que as pessoas:
* São preguiçosas e trabalham o mínimo que podem, em troca de recompensas salariais ou materiais. * Não gostam de assumir responsabilidades. Não tem ambição. Preferem se sentir seguras em uma zona de conforto e gostam de ser dirigidas e sentir seguras nessa dependência. Os objetivos do homem se opõe aos da organização. * São resistentes a mudanças, pois procuram segurança e não gostam de assumir riscos que o ponham em perigo. * Sua dependência os deixam incapazes de autocontrole e auto disciplina, elas precisão ser dirigidas e controladas pela administração.
Esses conceitos categorizam como o ser humano é visto dentro da organização. Isso gera uma administração dura, rígida e autocrática. Fazendo as pessoas trabalharem em um esquema de padrões planejados e organizados, tendo em vista somente os interesses da organização. O homem é visto como objeto ou mero recurso para os meios de