Arte e cidadania: um diálogo possível
CURSO DE ARTES VISUAIS LICENCIATURA - EAD
CENTRO DE ARTES
“Arte-educação e cidadania: um diálogo possível.”
Angela Maria Pimentel
Valter Natal Valim Carlos
Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de licenciatura em Artes Visuais em EAD do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para avaliação da Disciplina Trabalho de Graduação I.
Orientador(a): Profª. Dr. Adriana Magro
1. TEMA
“Arte-educação e cidadania: um diálogo possível.”
2. INTRODUÇÃO
Este projeto contempla a disciplina de Trabalho de Graduação, do curso de Licenciatura de Artes Visuais, da Universidade Federal do Espírito Santo. O objeto a ser investigado é a possível contribuição da arte-educação na constituição da cidadania de adolescentes, em situação de vulnerabilidade social.
A nossa proposta de investigação se dará na ONG Instituto GOIA, responsável pela restauração de fachadas do patrimônio histórico, através da educação, treinamento e profissionalização de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A investigação terá seu foco nas disciplinas de Desenho de Observação e Introdução ao Estuque, uma vez que as mesmas são ministradas há oito anos por Valter Natal Valim Carlos, um dos autores da proposta investigativa. Os autores deste projeto são: Ângela Maria Pimentel e Valter Natal Valim Carlos.
Para esta investigação pretendemos nos pautar em uma metodologia de pesquisa qualitativa exploratória. Buscaremos em Ana Mae Barbosa, a Metodologia Triangular, como recurso metodológico que buscará fundamentar a relação arte-educação; em Carlo Ginzburg, o método indiciário, como um olhar investigativo sobre as produções e discursos produzidos pelos sujeitos investigados; e em Paulo Freire, a busca da conscientização e libertação dos sujeitos “marginalizados e excluídos”, por meio de práticas educativas e culturais, fundamentadas no fazer e aprender artístico.
Com este trabalho