Arte e Brasil.
Ezequiel, os 12 profetas do velho testamento - escultura criada por Aleijadinho que estão no adro da Igreja de Bom Jesus do Matosinho, em Congonhas do Campo/MG.
O profeta Ezequiel encontra-se em posição oposta à de Baruch, à sua direita, entre o segundo e terceiro lances de escadas.
É uma das quatro maiores esculturas do conjunto e com tal qualidade plástica que é totalmente atribuída a Aleijadinho. Ezequiel viveu no século I a.C., sendo o terceiro dos grandes profetas a constar no Velho Testamento. É citado como o "Profeta do Exílio", pois foi exilado na Babilônia. Trata-se de uma figura esguia, com proporções corretas e como característica marcante, apresenta o braço direito flexionado e o tronco levemente inclinado. Com este gesto parece recepcionar o fiel em busca de consolo na fé, embora a mão fechada contradiga esta intenção. Alguns autores veem neste gesto a manifestação da cólera divina, pois as profecias de Ezequiel referem-se a visões apocalípticas. Penso que este recurso foi utilizado para guiar o olhar do observador que admira o conjunto à uma certa distância. As feições de Ezequiel são adornadas com bigodes, barba curta separada em dois rolos, e cabelos que alcançam discretamente seus ombros. Este é um padrão também observado em Jeremias.
2- Pesquise, em grupo, a história, a organização social, a arte e a cultura de uma tribo indígena e apresente as conclusões ao colega.
Diversos povos indígenas habitavam o Brasil muito tempo antes da chegada dos portugueses em 1500. Cada povo possuía sua própria cultura,