arte social
Sociologia da Arte: Área que estuda as relações entre os homens expressas através da arte. psicologia, a história e a filosofia TB ESTUDA A ARTE.
A arte desperta emoções e prazeres que são chamados por alguns filósofos como; prazer do belo ou prazer estético, resultante da fruição ou contemplação.
A sensibilidade estética ou fruição é plausível ao desenvolvimento, cada pessoa tem sua forma própria de apreciar, contemplar ou sentir alguma forma de arte.
A relatividade da beleza: A beleza não é um valor universal, ela depende de fatores climáticos, geográficos, culturais, temporais ou históricos, sexuais ou de temperamento e estado emocional.
A história de uma pessoa, também interfere na concepção do belo.
O belo não é um modelo e sim uma qualidade A História da Arte apresenta a variabilidade de estilos da arte e das tendências dos artistas de uma época para outra.
Renascença; procurava-se resgatar valores da antiguidade, como simetria e equilíbrio para atingir a perfeição.
Barroco; explorava-se o movimento e a dramaticidade para chamar os fieis de volta à igreja.
Rococó; a realeza explorava a decoratividade e abuso de materiais como ouro e pedras preciosas para demonstrar seu poder. Essas emoções podem ser chamadas de prazer estético, pois surge da contemplação ou fruição da obra.
A estética clássica e a popularização do bonito: No século V a.C., na Grécia antiga, a arte que circulava no meio da elite cultural de Atenas, pretendia expressar um ideal de beleza e vida através de composições harmônicas, simétricas, com equilíbrio e proporcionalidade.
A arte da antiga Grécia, tornou-se assim, um modelo para vários movimentos artísticos no decorrer da história. Por ser considerado modelo, foi chamada