Arte moderna
A arte moderna abrange aproximadamente o período entre 1860 e 1950, dividido da seguinte maneira: • 1860 – 1890: questionamento da instituição artística tradicional • 1890 – 1920: instauração das vanguardas históricas e advento do primitivismo • 1920 – 1945: momento do chamado “Retorno à Ordem” • após 1945: consolidação das experiências de abstração Ao contrário das artes clássicas, a arte moderna surgiu em vários ramos artísticos como pintura, música, literatura, arquitetura, entre outros. Não era mais necessário que a arte representasse literalmente um objeto, rompendo com padrões antigos, os artistas modernos buscaram novas formas de se expressarem. Trata-‐se de uma virada formal/ideológica. Modernidade é instaurada com as revoluções francesa e industrial.
Aula 02 – 12/AGO
O terno “moderno” foi usado pela primeira vez no fim do século XVI e reaparece nos dois séculos seguintes na querela dos Antigos X Modernos e como um equivalente de atualização e aperfeiçoamento.
Segundo o Raymond Williams termo acaba por se cristalizar como equivalente de “atual” e “contemporâneo”, ganhando também um sentido de progressão.
Para T.J. Clark os preceitos da arte