Filme A Recem Chegada
No filme “Recém Chegada” demonstrado em sala de aula trás em sua trama vários fatores que nos remetem à Teoria de Contingência ou Contingencial. Entre os quais podemos citar a cena em que Lucy (diretora da empresa Munck Foods) foi mandada pela matriz a uma sede que já não estava trazendo o retorno esperado pelos diretores para que fosse possível mantê-la em funcionamento. A Teoria da Contingência nos ensina que dependendo do tipo de ambiente, do tipo de objetivo a ser alcançado ou ainda do problema a ser solucionado, inúmeros tipos de organizações são possíveis. E nesse novo desafio, ela se depara com vários conflitos, como o de cultura, adaptabilidade ao novo ambiente e ao clima, conflito hierárquico, relacionamentos consigo mesma e com as pessoas e a falta de organização na empresa.
Um outro exemplo que podemos encontrar no filme é a cena em que Lucy teria que demitir vários funcionários e assim readequar a fábrica, preparando-a para uma futura desativação pela matriz. Neste exemplo, notamos a forma como as organizações atualmente agem diante de diferentes situações. Situações que variam de acordo com o ambiente, com as circunstâncias e com o contexto que as empresas operam.
Mais do que os dois exemplos citados acima, percebemos também uma estrita relação entre as novas tecnologias e as organizações, onde estas são mutuamente dependentes e estão conectados de forma bem clara. Isto fica evidente quando Lucy não aceita a decisão de fechar as portas da fábrica e então resolve assumir um alto risco para sua carreira e tenta, em uma atitude de liderança, salvar o emprego dos funcionários da fabrica. E ela tem como ideia o lançamento de um novo produto no mercado que é a famosa tapioca feita por Blanche., então com a ajuda da secretaria e de todos os funcionários elas conseguem comercializar o novo produto em uma maquina antiga e antiquadra. Notamos aí o uso da tecnologia como solução para alcançar os objetivos