xvxzvzx

450 palavras 2 páginas
DEFINIÇÃO
O nome vaso de pressão designa genericamente todos os recipientes estanques, de qualquer tipo, dimensões, formato ou finalidade, capazes de conter um fluido pressurizado. Dentro de uma definição tão abrangente inclui-se uma enorme variedade de equipamentos, desde uma simples panela de pressão de cozinha até os mais sofisticados reatores nucleares. APLICAÇÕES
Os vasos de pressão são todos os reservatórios destinados ao armazenamento e processamento (transformações físicas ou químicas) de líquidos e gases sob pressão ou sujeitos a vácuo total ou parcial. Podemos também definir os vasos de pressão como sendo todos os reservatórios, de qualquer tipo, dimensões ou finalidade, não sujeitos a chama, que contenham qualquer fluido em pressão manométrica igual ou superior a 1,02 kgf/cm2 ou submetidos á pressão externa.
Os vasos de pressao trabalham em três condições distintas : armazenamento de gases sob pressão, acumulação intermediária de líquidos e gases, processamento de gases e líquidos.
CLASSIFICAÇÃO DOS VASOS DE PRESSÃO
Quanto a presença (ou não) de chama: Os vasos sujeitos a chama são aqueles onde há presença de fogo. Os não sujeitos à chama apesar de não apresentarem fogo podem, em muitos casos, trabalhar em elevadas temperatura. Assim, pode-se separar os vasos em dois grupos.
Vasos não sujeitos a chama: vasos de armazenamento e de acumulação, torres de destilação fracionada, retificação,absorção, reatores diversos, esferas de armazenamento de gases, permutadores de calor.
Vasos sujeitos a chama: fornos e caldeiras.
Formato dos vasos
Cilindrico: É o formato mais utilizado. Esta preferência dá-se ao fato do cilíndrico ser o mais fácil de se fabricar e transportar, prestar-se a maioria dos serviços, e permitir o aproveitamento de chapas inteiras para fabricação do vaso.
Esfericos: Teoricamente, o formato ideal para um casco de pressão, pois com ele consegue-se chegar a menor espessura de parede e ao menor peso, em igualdade de condições

Relacionados