arte moderna
Arte vem do latim ars que corresponde ao termo grego techne (técnica), significando: o que é ordenado ou toda espécie de atividade humana submetida a regras.
eu campo semântico se define em oposição ao acaso, ao espontâneo e ao natural. Assim sendo, arte é um conjunto de regras para dirigir uma atividade humana qualquer.
Nessa perspectiva falamos em arte médica, poética, política, bélica, retórica etc.
Platão não a distinguia das ciências nem da Filosofia, uma vez que, como a arte, estas são atividade ordenadas.
Aristóteles estabelece uma distinção entre ação (práxis) e fabricação (poiesis). A política e a ética são ciências da ação. As artes ou técnicas, são atividades de fabricação.
Plotino distingue técnicas ou artes cuja finalidade é auxiliar a Natureza (medicina, agricultura) daquelas cuja finalidade é fabricar um objeto com os materiais oferecidos pela Natureza (artesanato). Distingue também outro conjunto de técnicas que não se relacionam com a Natureza, mas apenas com o homem, para torna-lo melhor ou pior (música e retórica, por exemplo).
A classificação das técnicas ou artes seguirá um padrão calcado na estrutura social fundada na escravidão, que despreza o trabalho manual. O historiador romano Varrão ofereceu uma classificassão que perdurou do séc. II d.C. ao séc XV: artes liberais (gramática, retórica,