Arte Moderna Fichamento
Podemos classificar ou caracterizar o período entre o século XVIII e XIX de três seguintes formas: Pré-romântica, neoclássica (revolução francesa) e insatisfação burguesa/imposição operária. Estes três aspectos moldaram a difusão da busca pelo belo, ou seja, começa-se a entender que a arte moderna esta cognitivamente associada a natureza, tomando assim como base para a perfeição.
Porém, sequentemente os termos neoclássicos e românticos começam a tomar ‘’formas’’ movidos pelos acontecimentos da época e obtêm uma correlação importante, pois a arte clássica e neo – novo começam a ser traduzidas com um olhar romântico por que a representa, devido ao fato já citado da incessante intenção do encontro a perfeição, tornando-se assim uma arte delicada ligada as peculiaridades e belezas que a natureza oferece.
‘’Assim entendida, é arte romântica a que implica em tomada de posição frente a história da arte. Até o final do século XVII existiu uma tradição ‘’clássica’’ muito viva, cujas formas não se desgastavam, e sim aumentavam, conforme era remodelada em formas originais por uma imaginação inflamada (como a de Bernini).’’ (p. 12)
No mais, há também em ascensão o Impressionismo, onde o visual, a experiência obtida pelo artista, o belo, a liberdade de um novo olhar, assemelham-se as suas obras, é pragmático a destacar-se em um momento onde o Clássico e o Romantismo possuem uma linha tênue e passam a ter objetivos parecidos. Nomes importantes como Monet, Cézanne, Renoir, Degas, Pissarro, Sisley deixam evidente como a natureza, o belo e a sensação do artista no momento da concepção de sua obras passam a ser características importantes e fundamentais para o crescimento deste período, o lógico, obvio e racional se tornam secundários e irrelevantes diante do trajeto que estes artistas estavam tomando.
A luz, o imediatismo e a beleza proporcionada para o artista consagram-se como necessários para a