Arte hegeliana
Arte Hegeliana ou Hegelianismo é uma corrente filosófica desenvolvida por
Georg Wilhelm Friedrich Hegel. (Lê-se Reiguel)
HISTÓRIA
Não podemos falar de Arte Hegeliana sem contar um pouco a historia de seu fundador: Hegel.
Ele nasceu na Alemanha (onde viveu por toda vida) em 1770, morreu em 1831. Foi Filosofo, ideológico, professor de Filosofia e reitor nas maiores e melhores Universidades alemãs.
Nos seus 61 anos de vida, Hegel se firmou como um dos maiores pensadores da filosofia ocidental, escritor renomado, desenvolveu teorias que exerceu grande influência em todo mundo. Seu sistema abrangeu varias áreas do conhecimento: como a política, a psicologia, a arte, a filosofia e a religião. Mas, vamos focar nossas pesquisas no campo da ARTE, especificamente a ESTÉTICA que é o que nos interessa por enquanto.
Em suas obras Hegel confessa uma verdadeira paixão pelas artes. E foi a partir dele, que a palavra ESTÉTICA ganhou sua real dimensão dentro da Filosofia da Arte.
ESTÉTICA
O termo Estética não foi criada por Hegel, mas foi com ele que essa disciplina alcançou seu pleno desenvolvimento e maior reconhecimento.
A palavra Estética vem do grego aisthesis que significa sensação.
Para os mais desavisados, Estética pode significar o sentido equivocado dos salões de beleza e clínicas que prometem eternizar a beleza física. Mas o sentido da palavra, Está muito longe disso.
Para Hegel, Estética pode ser compreendida como a ciência do sentido, ou da sensação, cujo objeto maior é a arte, que provoca efeitos e sensações diversos no espírito humano, a exemplo de: admiração, maravilhamento, temor, repulsa, raiva, compaixão, etc.
O belo (Artístico ou natural?)
No campo da Estética o conceito mais promovido quase sempre foi o BELO e para Hegel, o único belo que interessa é o belo artístico, o das produções humanas. Acreditava que o belo artístico é sempre superior ao belo da natureza. É uma produção do espírito, e o espírito sendo superior à