arte egípcia
Uma das principais civilizações da antiguidade, foi a que se desenvolveu no Egito, era uma civilização bastante complexa em sua organização social e riquíssima em suas realizações culturais, os egípcios acreditavam também em uma vida após a morte e a maioria das esculturas, monumentos e obras arquitetônicas estavam ligados, direta ou indiretamente a temas religiosos. As obras tinham um propósito de relatar os acontecimentos de sua época, as histórias dos faraós, deuses e do seu povo. Grande parte das pinturas era feita nas paredes das pirâmides e retratava a vida dos faraós e as ações dos deuses, eram representadas maiores as importâncias do reino, ou seja, na ordem de grandeza : O rei, a mulher do rei, o sacerdote, os soldados e o povo. Os egípcios escreviam utilizando desenhos, não usavam letras como nós e desenvolveram três formas de escrita:
• Hieróglifos: considerada a escrita sagrada
• Hierática: uma escrita mais simples, utilizada pelos sacerdotes e nobreza
• Demótica: a escrita popular
Nas esculturas os faraós e os deuses eram quase sempre representados de frente, de uma forma serena e sem demonstrar nenhuma emoção, com isso pretendiam transmitir na pedra uma ilusão de imortalidade e ainda com esse objetivo exageravam nas proporções do corpo humano, assim passando uma imagem de força e de majestade. Na tumba dos faraós também foram encontradas várias esculturas em ouro, o ouro era utilizado também para fazer máscaras mortuárias que serviam de proteção para o rosto da múmia.
Os egípcios desenvolveram também vários conhecimentos matemáticos, com isso ergueram obras que sobrevivem até os dias de hoje como; templos, palácios e pirâmides que foram construídos em homenagem a deuses e faraós. As pirâmides do deserto de Gizé são as mais famosas, foram construídas por grandes reis do Antigo Império: Queóps, Quéfren e Miquerinos. As características gerais da arquitetura egípcia são:
• Solidez e durabilidade;
•Sentimento de eternidade; e