Planejamento Estratégico
Numa empresa, a estratégia está relacionada à arte de utilizar, adequadamente, os recursos físicos, financeiros e humanos, tendo em vista a minimização dos problemas e maximização de oportunidades. Portanto, as características de uma estratégica podem ser descritas como: Ações inteligentes, com foco econômico, viáveis, possivelmente originais e frequentemente ardilosas. Por conseguinte, a estratégia constitui-se na melhor arma de que a pode dispor a empresa para otimizar o uso de seus recursos; tornar-se altamente competitiva; superar a concorrência; reduzir seus problemas; e otimizar a exploração das possíveis oportunidades.
Ao traçar estratégias é essencial que a organização considere a relação entre os seguintes fatores: o mercado alvo; capacidade organizacional e operacional em relação ao alcance e implementação de novas estratégias; assim como a identificação do envolvimento de todos os níveis organizacionais com a estratégia a ser implementada.
Uma maneira de detectar as ações da concorrência, as necessidades do mercado consumidor, mudanças tecnológicas nos sistemas de negócio e equipamentos é fazer uso de um planejamento estratégico, que além destas possibilidades citadas, analisa as competências essências da empresa (atuais e a serem desenvolvidas) e a partir da interação entre essas informações favorece a determinação de oportunidades.
O ambiente geral da empresa consiste em um ponto crítico no planejamento estratégico, visto que, segundo Barney e Hesterly, qualquer análise das ameaças e oportunidades com que uma empresa depara deve começar com um entendimento do ambiente geral em que ela opera. São seis elementos inter-relacionados que podem gerar impactos: (1) Tendências demográficas; (2) Tendências culturais; (3) Clima econômico; (4) Condições legais e políticas; (5) Acontecimentos internacionais específicos; e (6) Mudanças tecnológicas. Esses elementos consistem em tendências amplas, no contexto em que uma empresa opera