Arte egípcia e grega
ARTE
EGÍPCIA E GREGA
Renan Prado de Souza
3ºD
Leonardo
SÃO PAULO
2012
RENAN PRADO DE SOUZA
ARTE
EGÍPCIA E GREGA
SÃO PAULO
14 de Março de 2012
RESUMO
Esse trabalho tem o intuito de aprendizagem e conhecimento sobre culturas antigas e internacionais que influenciaram o presente e o mundo com novidades culturais e com a arte diferenciada e inovadora, como a arte no Egito Antigo e na Grécia Antiga.
Mesmo a arte estando em todos os lugares do mundo, sendo elas modernas e/ou clássicas, é necessário conhecer o berço dessa arte. Com o modelo tão oposto de se fazer arte entre Egito e Grécia, essas culturas são a base de qualquer obra contemporânea.
Na Antiguidade, a produção artística mais significativa para o Ocidente é a que se desenvolve na Grécia do século V a.C. até o século V. É nesse período que se criam os padrões estéticos que servem de base para a arte ocidental. A partir do século II a.C., a cultura romana também passa a ter uma produção artística relevante.
Além do desenvolvimento das artes plásticas e da arquitetura, na Antiguidade surgem os primeiros textos literários e para teatro. Pouco se conhece, no entanto, sobre a música dessa época, já que o sistema de representação gráfica dos sons só surge na Idade Média. Sabe-se que ela está associada à magia, à religião, à guerra, ao trabalho, ao culto do amor e às orgias. A partir do século I, liga-se ao cristianismo.
A arte desse período, chamado de Antiguidade Clássica, é ciclicamente retomada como modelo.
SUMÁRIO
1. Introdução 5
2. Arte no Egito Antigo 6
3. Arte na Grécia Antigo 9
4. Conclusão 11
5. Anexos 12
6.