arte da filosofia romana
Os Pré-Socráticos escreviam em prosa abandonando a forma poética característica das epopeias, dos relatos míticos.
1.1.1. Tales de mileto
Tales de mileto, nasceu por volta de 640 a.C na Asia menor (chamada hoje de Turquia) e faleceu em meados de 548 a.C. Astrônomo, matemático e foi o primeiro filósofo e ainda foi o primeiro a fundador da Escola Jônica.
Para Tales de mileto o seu “Arkhé” ou busca da “substância primordial”, era água; Pois sem água não existiria vida.
3.1.2.Pitágoras
Pitagoras, nasceu em Samos por volta dos anos 570 a.C, e faleceu em Metaponto em meados 496 a.C. Filosofo e matemático, para ele o numero era a existência de tudo; todo o cosmo é harmonia, porque é ordenado pelos números.
3.1.3. Anaximandro Viveu por volta de 610-547 a.C. O fundamento para ele era que o seres é matéria indeterminada, ilimitada, que daria origem a todos os seres materiais.
3.1.4. Anaxímenes Viveu por meios dos anos de 524-588 a.C, Seu fundamento era o “ar” que pela rarefação e condensação faz nascer e transformar todas as coisas.
3.1.5. Parmênides Viveu em meios dos anos 544-450 a.C . Sua teoria que entrou em conflito e instigaram os filósofos do período clássico. Falavam que “O ser real é imóvel, imutável e o movimento é ilusão”.
3.1.6. Heraclito Como Parmênides sua teoria também instigou a época. Sua teoria era de que tudo flui e tudo o que é fixo é ilusão: “Não nos banhamos duas vezes no mesmo rio”.
3.1.7. Anaxágoras Nascido em Clazômena, mudou-se para Atenas, onde foi mestre de Péricles, sustentava que as “Sementes” de todas as coisas foram ordenadas por um principio inteligente uma inteligência cósmica.
3.1.8. Empédocles Dizia que seu arkhé era os quatros elementos terra, água, ar e fogo.
3.1.9. Lucipo e Democrio
Ambos são atoministas, por considerarem o elemento primordial constituído por átomos, partículas indivisíveis. Como para eles também a alma era formada por átomos, uma