Arte da engenharia
O publico leigo geralmente tem uma visão estereotipada da engenharia, achando que o trabalho do engenheiro tem um trabalho que depende apenas de conhecimentos científicos formais confiáveis e já consagrados, muitos também imaginam que para todos os problemas da engenharia existem técnicas de soluções próprias e formulas prontas.
O engenheiro deve ser criativo, usa e precisa usar a criatividade para resolver seus problemas técnicos. Afinal, ele visa à conversão de recursos disponíveis na natureza em formas adequadas ao atendimento das necessidades humanas. A engenharia é uma mescla complexa e sutil de ciência, técnica, arte, experiência e bom senso.
Para conseguirmos solucionar problemas técnicos de forma adequada precisamos ter quantidade, qualidade e diversidade de idéias úteis.
A engenharia depende cada vez mais de conhecimentos científicos e de desenvolvimentos tecnológicos, quem quiser ser reconhecido como engenheiro deve dominar as técnicas, processos conceitos e teorias de sua área de formação. Porem a engenharia não vai apenas depender disso, mas também de outra característica altamente desejável para o bom desempenho do profissional, a criatividade.
O que é criatividade
A criatividade é uma característica bem humana e todos possuem a capacidade de desenvolver o seu potencial criativo. A criatividade pode ser encontrada em pessoas que geram idéias que possuem novidade, utilidade e simplicidade. Também em pessoas capazes de sintetizar combinações de idéias e conceitos entre formas comuns e usuais, seria como olhar a mesma coisa que todos olham porem enxergar algo diferente, visualizá-la sob outro ponto de vista.
O engenheiro deve sempre desenvolver e liberar a sua criatividade de forma mais intensa, para conseguir gerar quantidade, qualidade e diversidade de soluções. Devemos sempre estar motivados para o aprendizado, exercitar constantemente a imaginação nutrir certa dose de inconformismo com a situação atual, para assim buscar