Arte, Cultura e Poder
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo problematizar o enquadramento das relações entre as noções de autoria e de prática colaborativa nas construções da arte pública contemporânea. Neste sentido serão apresentados e analisados dois casos que envolvem bens culturais e artísticos do Espírito Santo, a saber, o uso do trabalho “A ressurreição de Lázaro” do pintor Levino Fanzeres como barricada durante a ocupação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo e a decapitação da escultura “O menino e o delfim” dos escultores Pedro e Fernando Gianordoli.
Palavras-chave: arte – cultura - poder
Titulo: Poética de la Destrucción: narrativas entre arte, cultura y poder
Resumen: Este trabajo tiene como objetivo discutir, en el marco del arte público contemporáneo, las relaciones entre las nociones de autoría y práctica colaborativa. En este sentido, será presentado y analizado dos acontecimientos que abarcan bienes culturales y artísticos del Estado de Espíritu Santo, de hecho, el uso de la obra "La Resurrección de Lázaro" del pintor Levino Fanzeres como barricada durante la ocupación de la Asamblea Legislativa del Espíritu Santo y la decapitación de la escultura "El niño y el delfín" de los escultores Pedro y Fernando Gianordoli.
Palabras-clave: arte – cultura - poder
O presente trabalho tem por objetivo problematizar o enquadramento das relações entre as noções de autoria e de prática colaborativa nas construções da arte pública contemporânea. Neste sentido, sustentando nossa reflexão, apoiaremos nossa argumentação na análise e reflexão de narrativas que são atravessadas pelos campos da arte, da cultura e do poder. Exemplificando tais narrativas abordaremos dois episódios envolvendo bens culturais e artísticos no estado do Espírito Santo, durante as manifestações que ficaram conhecidas como “levantes de junho”. Os dois episódios/casos sobre os quais focaremos nossas análises são o uso da