arte, criatividade e recreação
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Psicologia da Aprendizagem
Adriana Márcia de Matos / 3830712549
Ana Márcia Lopes Lima / 1299908124
Maria D'Ajuda Alves Pereira /1299883909
Rosilene Herculana Goveia Marra/3815650295
Selma Alves Rodrigues/ 3808620381
Atividade prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação do professor- tutor à distância Nivaldo Costa.
Belo Horizonte
13/06/2013
Psicologia da Aprendizagem
Introdução:
A aprendizagem significativa consegue promover o desenvolvimento pessoal dos alunos valorizando as propostas didáticas e as atividades de aprendizagem em função de sua maior ou menor potencialidade para promover aprendizagens realizadas. Deve prevalecer um relacionamento interpessoal entre professor e aluno, em que um aprende com o outro, afinal todos sabem alguma coisa e todos aprendem alguma coisa com alguém.
Na realidade, a ideia ou, melhor dito, algumas ideias que subjazem ao uso do conceito de aprendizagem significativa contam com inúmeros antecedentes na história do pensamento educacional. (Not 1979)
Não se esgotam, no entanto, referências certamente ricas e variadas. Os antecedentes do conceito de aprendizagem significativa, tal como é utilizada atualmente no discurso e na prática pedagógica numa tradição de pensamento distinta das anteriores, encontramos, por exemplo, os estudos e investigações sobre a curiosidade epistêmica e a atividade explorativa no domínio das teorias da motivação. Dado que, segundo os postulados da teoria da atividade. (arousal), formulada por Hebb e Berlyne nos anos sessenta, a motivação para explorar, descobrir, aprender e compreender, estar presente em maior ou menor grau em todas as pessoas, a atividade exploratória converte-se num poderoso, instrumento para aquisição de novos conhecimentos. De um ponto de vista