Arte construtivista
O construtivismo foi um movimento determinante na história da cultura, cujo legado se faz sentir até hoje. Estamos vivenciando um momento histórico em que identicamos características semelhantes do movimento do início deste século. Basicamente o construtivismo refletia as alterações provocadas pela revolução industrial na vida cotidiana e artística. Hoje sentimos e falamos em construtivismo, assunto em voga na vida cultural. Talvez por que assistimos a transformação profunda da sociedade por efeito da interferência das novas tecnologias em nosso modus vivendi : é a revolução eletrônica que se opera sobre a era industrial nessa passagem para o terceiro milênio.
Quando e onde surgiu
O construtivismo como um movimento artístico modernista ocorre no período entre 1913 e 1930, na Europa, principalmente na Rússia..
Quem foi o precursor
O termo arte construtivista foi introduzida pela primeira vez por Malevich para descrever o trabalho de Rodchenko em 1917.
Objetivo
O objetivo principal era partir de problemas concretos da sociedade para construir uma produção baseada em ciência e técnica. As proposições de Marx também ressoavam de forma intensa no grupo já que o modo de produção material determinava os processos sociais, políticos e intelectuais da vida.
Caracteristicas
Surge como uma decorrência do futurismo italiano e do cubismo francês. Adquire característas próprias perseguindo o ideal de abstração: despoja-se de qualquer alusão à natureza. Rompe radicalmente com a arte do passado (da representação do real) e propõe uma nova linguagem plástico-pictórica: "O mundo da não-representação" (Malevitch). Marca o início da preocupação da arte em criar objetos numa nova direção: a virtual, no sentido que a ênfase está mais no espaço vazio que na massa, na ausência que na presença. O objeto artístico se liberta de sua base, do pedestal, do paralelismo à parede, trabalha mais com o espaço como elemento da linguagem plástica. Na pintura chega ao