ARTE COMO EXPRESSÃO
Resumo
Expressionismo é uma arte alemã, ao melhor. Um fenômeno europeu de 2 movimentos distintos : Frances - “fera” e Alemão “a ponte “.
O expressionismo é um movimento do interior para o exterior, ele manifesta uma atitude volitiva , e algumas vezes agressiva . Querendo impor que o sujeito assuma em si a realidade. O expressionismo não nasce se opondo as correntes anteriores, e sim no interior delas, com superação de sua enorme variável.
Ambos os movimentos do expressionismo mantem tradições figurativas nacionais, e não teriam nascidos sem o contexto histórico da época para superar.
“fauves” não dispunha de uma bandeira ideológica, a sua revolta social estava implícita em sua poética. Foi o pintor Picasso que colocou o movimento Fauves em crise com o Cubismo , totalmente revolucionário .
Fauves começou um período de crises com problemas especificamente pictóricos.
Um elemento comum entre os pintores era a decomposição da aparência natural, para colocar em evidencia o processo de agregação. Com efeito, eles pintam com pinceladas em destaque, dispostas com ritmo que dao uma ideia de matéria concreta. Para cada uma representava algo, mas a ideia de formação era a mesma.
Fauves quer estabelecer entre o interior e o exterior uma continuidade de movimento.
Nesse momento a sociedade contemporânea constituía-se numa sociedade do progresso.com isso havia dois caminhos impor a criação artística pela força ou seguir o exemplo de Gaudin que onde o devir da sociedade consiste no progresso não pode existir criação, pois não se cria a não ser a partir do nada, colocando-se na situação primitiva.