Arte- expressão e vida
Arte –Educação
Alex de Oliveira
Dança – Expressão e Vida
Arte –Educação
Por: Alex de Oliveira
A capacidade de criar soluções com flexibilidade, adaptabilidade e com inovação; de selecionar estratégias adequadas de ação visando a atender interesses interpessoais e institucionais; comunicação interpessoal e expressões corretas na interpretação da realidade, raciocínio lógico, crítico e analítico; capacidade de propor modelos de gestão inovadores; de ordenar atividades e programas, de decidir entre alternativas.
EMENTA
Componentes básicos que propiciam um desenvolvimento sensório-motriz. A exploração associativa da música, da percussão e do movimento favorece a percepção rítmica. Valor educativo da atividade rítmica. Processo ensino-aprendizagem das atividades rítmicas.
À dança, costuma-se associar os movimentos de natureza expressiva - como se vê no balé clássico. O professor, porém, deve considerar (e explorar!) uma característica das crianças que permite enriquecer as atividades em sala: elas não distinguem necessariamente os movimentos funcionais dos expressivos. "Entre os pequenos, as atividades cotidianas mais simples são carregadas de brincadeira, de exploração de movimento, de dança"
Do ponto de vista corporal, a dança é uma forma de integração e expressão individual e coletiva: exercitam-se a atenção, a percepção e a colaboração entre os integrantes do grupo. Quem a pratica tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo - fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social.
OBJETIVOS
Fornecer ao aluno conhecimento do ritmo como fenômeno universal e instrumento educativo. Viabilizar um trabalho integrado de música, percussão e