Arte Bizantina
Pinturas
Destaque para os afrescos (pinturas feitas em paredes, principalmente de igrejas), miniaturas (para ilustrar livros) e ícones (pinturas em painéis). O tema religioso predominou, principalmente a pintura de imagens de Cristo e da Virgem Maria.
Tecnica Têmpera sobre madeira. que era misturar os pigmentos a uma goma orgânica para facilitar a fixação das cores normalmente era gema do ovo, que torna as cores mais brilhantes e luminosas. Técnica da encáustica: Já os antigos gregos utilizavam essa técnica para cobrir suas esculturas em mármore. O processo consiste em diluir os pigmentos em cera derretida e aquecida no momento de sua aplicação. Essa técnica torna a pintura semifosca.
Mosaicos
O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não se destinando somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas, e dos vários imperadores, representadas na maioria das vezes de frente, ignorando a perspectiva e o volume. Consistindo na formação de uma figura com pequenos pedaços de vidros com cores brilhantes , mas pobre quanto à gradação dos tons, o dourado é demasiadamente utilizado, eram colocadas sobre o cimento fresco de uma parede.
Arquitetura
O grande destaque da arquitetura foi a construção de Igrejas, cuja característica principal era a presença de cúpulas sustentadas por colunas. No interior das igrejas, eram muito utilizadas as decorações e pinturas religiosas. O principal exemplo deste tipo de arquitetura é a Basílica de Santa Sofia.
A Basílica de Santa Sofia (Sofia = Sabedoria), hoje localizada em Istambul, foi um dos maiores triunfos da nova técnica bizantina, projetada pelos arquitetos Antêmio de Tralles e Isidoro de Mileto, ela possui uma cúpula de 55 metros apoiada em quatro arcos plenos.Tal método tornou a cúpula extremamente elevada, sugerindo, por associação à abóbada celeste, sentimentos de