ART NOUVEAU
CURITIBA – PR 2013
ART NOUVEAU
Trabalho realizado para a disciplina de Teoria da cor do curso de Design de Interiores da Universidade Tuiuti do Paraná com orientação da professora Neliffer Salvatierra.
INTRODUÇÃO
Art. Nouveau, ou “Arte Nova” em português, é um estilo artístico que surgiu na França no final do século XIX. Espalhou-se pela Europa, Estados Unidos e outros países do mundo, inclusive chegando ao Brasil. Este estilo artístico atingiu vários setores artísticos como, por exemplo, design, arquitetura, artes decorativas, artes gráficas e criação de móveis (arte mobiliária). Este estilo artístico prevaleceu em destaque no mundo das artes até o final da década de 1920.
CONTEXTO HISTÓRICO
O Art. Nouveau ou Arte Nova foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX na Europa. Vigorou entre 1880 e 1920, aproximadamente. Existia na sociedade, em geral, o desejo de buscar um estilo que refletisse e acompanhasse as inovações da sociedade industrial. A segunda metade do século XIX marcou uma mudança estética nas artes, a inspiração na antiguidade vigorava desde o século XV, e as fórmulas baseadas no Renascimento começam a dissipar-se dando lugar a Arte Nova, que se opunha ao historicismo e tinha como tônica de seu discurso a originalidade, a qualidade e a volta ao artesanato. A sociedade aceitou novos objetos, móveis, anúncios, tecidos, roupas, joias e acessórios criados a partir de outras fontes: curvas assimétricas, formas botânicas, angulares, além dos motivos florais.
CARACTERÍSTICAS ART NOUVEAU Na arquitetura, o ritmo orgânico e linear