art deco goiania
Keicy Simão Dias
Monografia sobre os principais problemas ambientais de Goiânia relacionados ao planejamento urbano.
Goiânia
2011
Keicy Simão Dias
Monografia sobre os principais problemas ambientais de Goiânia relacionado ao planejamento urbano.
Monografia apresentado junto ao Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás na disciplina de Ecologia e Meio Ambiente.
Orientador(a):Magda Beatriz de Almeida Matteucci
Goiânia
2011
Sumario
Resumo................................................................4
Introdução ...........................................................5
Desenvolvimento..................................................6
Conclusões finais...............................................10
Referencias Bibliográficas..................................11
Resumo
Este trabalho tem como objetivo retratar inicialmente sobre os problemas ambientais no parâmetro de planejamento urbanístico que afligem as grandes cidades para posteriormente se especificar na cidade de Goiânia.
Introdução
O crescimento desordenado da urbanização nas cidades brasileiras, em conjunto com a grande migração da população da zona rural para zona urbana (êxodo rural)vem contribuindo para a apropriação indevida de preservação ambiental. Segundo pesquisas de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – (IBGE), no Brasil cerca de 85% da população vive em áreas urbanas. Esse crescimento teve um aumento significativo a partir dos anos 50.O planejamento urbano dos anos 70 e 80 tinham características estadistas do politico urbano, que caracterizaram o “milagre econômico” desse período.
A cidade de Goiânia foi projetada para 50.000 habitantes, pelo arquiteto Atílio Correa Lima e o engenheiro Aramando de Godoy, Tendo como principal objetivo substituir a capital, a cidade de Goias que é da época do ciclo