Arroz cristal
A história do Arroz Cristal começa, em1956, em Tesouro/MT. Walterdan Fernandes Madalena, filho de um pequeno varejista, ajudava o pai na mercearia da família. Empreendedor, aos 12 anos comprou sua primeira máquina de beneficiamento de arroz; a máquina era manual e tinha capacidade para 1 saco de 60kg por dia. Walterdan limpava o arroz e vendia para o pai na mercearia. Em 1957, Walterdan muda-se para Goiânia/GO a fim de cursar o ginásio. No ano seguinte, seu pai resolve vender o negócio que tinha em Tesouro/MT e muda-se com a família para a capital goiana, passando a ter uma mercearia na antiga Vila Operária, hoje, Setor Centro-Oeste. Walterdan estudava pela manhã e trabalhava na mercearia à tarde.
A paixão de Walterdan em trabalhar com arroz crescia dia a dia. Até que, 1964, em parceria com seu irmão Walton economizam o que conseguem e compram uma máquina financiada com capacidade para limpar 4 sacos de 60kg/hora. Nesse tempo, os dois irmãos faziam todo o processo de beneficiamento do arroz, eles eram os maquinistas, vendedores e entregadores. Assim, estabeleceram a sua primeira cerealista, que se chamou "Cerealista Madalena", localizada na Rua Ipameri, em Campinas.
Em 1965, Walterdan vende sua parte da cerealista para o irmão Walton e passa a comprar arroz em casca, pagando para ser beneficiado.
Um ano depois, 1966, Walterdan monta a cerealista "Comercial Amazonas" com capacidade para beneficiar 8 sacos de 60kg/hora, situada na Rua P-16, Setor dos Funcionários, com um funcionário. Neste mesmo ano, seu irmão Waldir torna-se sócio da empresa. Seus principais clientes eram varejistas e feirantes.
Em 1974, o governo da Ditadura Militar, estabelece que a comercialização do produto só poderá ser realizada em pacotes, com os dados do fabricante e do produto impressos na embalagem. A partir daí, surge o empacotamento e a marca Cristal.
No ano seguinte, 1975, compram uma máquina com capacidade de beneficiamento de 15 sacos/hora e aumentam o