Arrighi e Warllerstein
898 palavras
4 páginas
RESENHARelação entre Política e Economia nas Teorias de Arrighi e Wallerstein
IV Colóquio Brasileiro de Economia Política dos Sistemas – Mundo
Felipe Teixeira Gonçalves – 2010
O artigo analisa a contribuição de Arrighi , com a Teoria dos Ciclos Sistêmicos de Acumulação e a Teoria dos Sistemas - Mundo , de Wallerstein , correntes influenciadas pela corrente realista e que procuram explicar o funcionamento do sistema – mundo e o relacionamento com a política e a economia.
O Campo da Economia Política Internacional é dar conta das mudanças das relações econômicas internacionais.
As relações entre os Estados estão relacionadas aos ciclos de poder, como por exemplo o do Algodão ( 1800 ) , Setor Elétrico e Química ( 1900 ) Petroquímica e Automotiva ( 1920/ 1950 ... ) informação e tecnologia ( 1990 ) .
A EPI investiga de que forma os processos políticos conexos afetam a produção e a distribuição de riqueza ; qual o efeito dos mercados e das forças econômicas sobre a distribuição do poder e do bem – estar entre os estados e os atores políticos , e como as forças alteram a distribuição do poder político e militar.
O artigo discute como as teorias explicam a crise dos anos 70 e a queda da hegemonia norteamericana e o modo como as teorias de Arrighi e Wallerstein são influenciadas pela Teoria da Estabilidade Hegemônica .
Wallerstein labora a partir do conceito sistema – mundo que é uma área geográfica particular governada pela lógica de um determinado sistema, que possui divisão do trabalho auto – suficiente de maneira que todos os setores da sociedade estão nela inseridos , há vários sistemas culturais e para Wallerstein, desde o século XVI há o sistema moderno, marcado por uma Economia Mundo Capitalista.
Como os países ricos se tornaram ricos?
O professor define o capitalismo como o sistema no qual o capital é investido com o objetivo principal da sua auto – expansão e incluiu a mercantilização dos processos, de troca e de investimentos, sendo que o