arquivologia
1 ESBOÇO DO RELATÓRIO DA PESQUISA
A pesquisa foi realizada a partir da entrevista dos integrantes de um arquivo público selecionado (Arquivo da Câmara Municipal de Niterói) com finalidade de cumprir com os objetivos do trabalho.
Segue abaixo o perfil dos entrevistados.
Informações coletadas.
Da História:
Situado na Av. Ernani do Amaral Peixoto, nº 625, Centro, Niterói, RJ, 24020-073.
Dos Profissionais:
Toda a equipe que trabalham no arquivo é formada por técnicos de arquivo que frequentam os cursos oferecidos pela AAB (Associação dos Arquivistas Brasileiros).
A equipe se ocupa principalmente com microfilmagem e digitalização dos documentos.
Da Estrutura: O arquivo da Câmara Municipal de Niterói é localizado no porão do palácio, onde era uma prisão.
A equipe do Arquivo da Câmara Municipal de Niterói enfrenta o problema estrutural de pouco espaço para acomodar seu acervo e apontam a microfilmagem como melhor opção.
O arquivo já passou por muitas chefias e antigamente possuíam muito mais departamentos do que hoje, que são, somente, o arquivo geral e o de restauração.
O arquivo geral abriga tudo o que é produzido em todos os outros setores da Câmara.
Dos Documentos:
Possuem 11.492 acervos históricos.
3 milhões de folhas arquivadas.
5 mil metros lineares de documentos.
O suporte dos documentos arquivados é de 10% em CDs com discursos de vereadores e 90% em papel digitalizados na página online da Câmara (www.camaraniteroi.rj.gov.br) e outros.
Todos os documentos a partir de 1932 já foram digitalizados, porém o acesso não é total, pois nem todos os documentos são disponibilizados e alguns outros somente parte deles.
Os tipos de arquivos: Atas (que vem do plenário, só com projetos para arquivar), fichários, atos, publicações (tudo o que vem do vereador), requerimentos, ofícios, pedidos, arquivamento de projetos de lei, OP (?), certidões, processos, licenças, fichas de funcionários, projetos, CODECON