Arquivo direto
Organização e Recuperação da
Informação 2010
Arquivo Direto
Cleiton Queiroz Silva , RA: 344508
Renan Luciano Regonato RA: 286621
Rodrigo Scapim Furtado, RA: 344761
Thaymiller Marques De Marco, RA: 344672
Thiago Vasconcelos Ferratto RA 344281
INTRODUÇÃO
Existem inúmeras áreas da computação voltadas para a organização e recuperação da informação , e um dos principais tópicos abordados é sempre como obter o melhor desempenho quando deseja-se recuperar uma informação em um volume considerável de dados. Imagine durante uma busca a possibilidade de se ter a posição exata do registro especifico, antes mesmo acessar qualquer outro registro de dados presente na coleção , e quando não for a posição exata seja o mais próximo possível de se alcançá-la.
A ideia de Arquivos diretos e Hashing consiste exatamente nisso : dada uma chave em um registro é possível determinar qual posição no arquivo ou memoria ele irá ocupar, e caso ele não esteja na mesma é possível determinar qual a próxima posição mais provável que ele pode ser encontrado, sem a necessidade de uma estrutura auxiliar e com base em uma função que determine qual é a posição que o registro deve ocupar .
Um arquivo direto é semelhante a um arquivo indexado , visto que ambos visão agilizar pesquisas entretanto diferem na medida que enquanto um arquivo indexado necessita de uma estrutura auxiliar de índice o arquivo direto se dispõe a partir de uma e função matemática que dada uma determinada entrada ( chave ) , gera uma saída a qual determina a posição do registro no arquivo.
DETERMINAR A POSIÇÃO DE UM REGISTRO EM UM ARQUIVO DIRETO
Considere as informações abaixo :
Para cada registro é inserido nome , numero e salario , onde numero é a chave.
E → posição no arquivo
F() → função qualquer que dada a chave como parâmetro gera uma posição real do arquivo, F() é denominada Função Hash , considere que F(150) = 5
Suponha que