Arquitetura
O protetor e captador solar foi desenvolvido para um edifício com salas comerciais, então o conceito inicial do desenho do brise foi o comércio. Um povo famoso pela arte do comério são os turcos, e partindo do comércio turco se chega em suas especiarias e peças de tapeçaria.
Os desenhos geométricos estampados nas tapeçarias turcas deram a ideia inicial, seguindo estes desenhos e pesquisando mais a fundo sobre as formas geométricas mais usadas se desenvolveu o desenho que o brise formaria na fachada.
Este desenho trás dinamismo para a fachada e ao mesmo tempo intriga o observador externo e remete a estas geometrias.
O protetor se dá em uma grande teia, onde cada janela está conectada a outra e ao edifício por meio deste brise. Suas placas são inclinadas 5º proporcionar melhor proteção, captção e visual para o observador interno ao prédio.
A cor escolhida para a fachada do edifício, foi o amarelo. Pois é uma cor que contribui para a felicidade e representa o luxo e a prosperidade, também ajuda a assimilar as ideia inovadors e ver e compreender os diferentes pontos de vista, despertando a criatividade e o raciocínio. Com este significado ela se encaixa no conceito que remete ao comércio turco, pois este é próspero, luxuoso, as estampas geométricas por sua vez são criativas, coloridas e alegres.
Marina Cruz Machado | Coforto II| 2013/1 | Mambrini
Projeto do Captador e Protetor Solar
1,8
2
2
2
3
2
4
2
5
2
REBOCO E REVESTIMENTO
MÃO FRANCESA FIXADA NO CONCRETO
COM CHUMBADOR, E PRESA NA PLACA DE
PVC.
VIGA DE CONCRETO
SALA COMERCIAL
PLACA DE PVC COM
TRATAMENTO ESPECIAL
SILICONE
VAZIO INTERNO DA
PLACA DE PVC.
PAREDE ONDE AS PLACAS
DO BRISE ESTÃO FIXADAS.
CORTE 1/20
Marina Cruz Machado | Coforto II| 2013/1 | Mambrini
DETALHE FIXAÇÃO 1/5
Projeto do Captador e Protetor Solar
TINTA PLÁSTICA AMARELA
22º ÂNGULO DE PROTEÇÃO
1
86º
ÂNGULO DE CAPTAÇÃO
2
2
2
3
2
4
2
5
2