Arquitetura
Arquitetura é uma atividade edificadora que abrange a maioria do conhecimento e interesses da humanidade. A arquitetura é tão diferenciada que entender, significa compreender a sua história. É a valorização das personalidades que construíram os formatos arquitetônicos que fizeram com que fossem produzidas obras-primas de grande magnitude.
Os pressupostos sociais, intelectuais, técnicos, e o mundo figurativo e estético, todos esses fatores apresentam relações entre eles e o nascimento da arquitetura. Não podemos esquecer, a parte crítica dos monumentos que se aglutinam e articulam da seguinte forma: análise urbanística, arquitetônica, volumétrica, dos elementos decorativos e da escala.
Tabus na arquitetura devem ser quebrados para um melhor entendimento e um trabalho circular na qual tudo se completa através de construção e desconstrução, tanto do pensamento como dos edifícios, monumentos, templos, etc.
A arquitetura grega valoriza a escala humana e não dá muita importância ao espaço interno. A questão vai depender do ponto de vista de cada crítico e admirador do templo ou da figura humana representada, a beleza existe independente do que está sendo analisado.
O que caracteriza o templo grego é a sua superfície elevada com colunas, e que estas, sustentam um teto. Em virtude da sua magnitude o templo era a representação da grandeza que os deuses demonstravam, mas um lugar, onde os fiéis só podiam contemplá-lo do lado de fora.
A arquitetura, nas épocas ecléticas, quando falta à idéia, essa é buscada no passado. Exemplos disso têm: a coluna de Nelson, que se ergue na Trafalgar Square, ao Lincon Memorial, de Washington.
Nos templos gregos, as pessoas caminhavam no corredor que vai da coluna à parede exterior da cela, no entanto, quando os templos chegam na Itália na cidade de Sicília, a arquitetura sofre uma transformação fica mais humanizada. Mas, com isso, muitos edifícios romanos não eram considerados verdadeiras obras-primas,