Arquitetura
Pintura: Vários estudos têm sido conduzidos no intuito de avaliar a melhoria das condições térmicas no interior das instalações com emprego de cores em coberturas (SEVEGNANI, 1997; GOMES et. al., 2008; FIORELLI et al., 2009). Com base nisso, a combinação de cores que proporciona melhor resultado, em termos de melhoria do conforto térmico é a cor branca, na face superior, e preta, na face inferior da cobertura. Embora a superfície negra possua efeitos indesejáveis tais como maior temperatura de superfície, maior emissividade e absorvidade, tem a vantagem de possuir baixa refletividade. Assim a carga térmica de radiação sobre os animais torna-se menor. Quanto maior a radiação proveniente do solo aquecido e sombreado, maior a importância da pintura negra sob a cobertura.
Pintura
As cores utilizadas nas fachadas e coberturas também influenciam o conforto térmico. Embora já existam tintas absorventes e refletoras de todas as cores, sabemos que as cores claras não absorvem tanto o calor como as cores escuras. Com efeito, enquanto uma fachada branca pode absorver só 25% da energia do sol, a mesma fachada, pintada com cor preta, pode absorver a energia do sol em 90%
O sol é uma fonte de luz que pode e deve ser aproveitada em sua casa. A orientação do edifício deverá por isso estar optimizada para as diferentes estações do ano.
RELAÇÃO ENTRE COR E AMBIENTES A Arquitetura utiliza as cores, tanto no interior quanto no exterior, para causar sensações na percepção humana. As cores podem se combinar de diversas formas para geração destes efeitos. É possível criar um ambiente calmos e agitados, por exemplo, de acordo com as proporções de cores quentes e frias utilizadas.
Sua importância em interiores e sua influência em nossas vidas tornam-se evidentes quando lembramos que, em média, passamos cerca de dois terços do nosso tempo em ambientes internos. É um dos principais fatores