Arquitetura
Professora: Dinah Guimaraens! Bárbara Medeiros | Diogo Braga | Paula Laiber
Uff | THA IV | 2012.2
Biografia
Nascido em Manchester em 1935, o arquiteto inglês é conhecido mundialmente por seu estilo ousado e sua preocupação com o meio ambiente.
Desde cedo demonstrou interesse por arquitetura, principalmente pelas obras de Frank Lloyd Wright, Ludwig
Mies van der Rohe e Le Corbusier. Estudou Arquitetura na
Universidade de Manchester, graduando-se em 1961.
Concluiu seu mestrado na Universidade de Yale, onde conheceu Richard Rogers, seu futuro parceiro comercial.
Discípulo de James Stirling e bandeira do pósmodernismo na arquitetura, Foster é um dos arquitetos mais prestigiados e influentes da atualidade. Suas obras se caracterizam pela utilização de soluções tecnologicamente inovadoras, evidenciadas por sistemas construtivos semelhantes aos adotados na indústria pesada, e com preocupação com o meio ambiente.
Criador da corrente arquitetônica denominada high-tech, aos 77 anos Foster não pensa em se aposentar.
Biografia
Em 1963, trabalhou com Richard Rogers, Sue Rogers, Georgie Wolton e Wendy Cheesman, como membro do “Team 4”. Em 1967 o Team 4 se separou, e Foster e Wendy Cheesman fundaram a Foster Associates, que mais tarde se tornou a Foster and Partners, reconhecida mundialmente e sediada em Londres. Desde então, concretiza inúmeros projetos em várias cidades do mundo, principalmente na Europa.
Em 1997, Norman Foster foi condecorado com a Ordem do Mérito, e em 1999 foi elevado à condição de Barão, sendo conhecido atualmente como “Barão Foster do Tâmisa”. É o segundo arquiteto britânico a ganhar o Prêmio Stirling duas vezes. Em 2009, ganhou o Prêmio Príncipe das
Astúrias, na categoria Artes.
A empresa já recebeu mais de 190 prêmios e ganhou mais de 50 competições nacionais e internacionais. Em 1999, Foster ganhou o Prêmio Pritzker de Arquitetura, considerado o Nobel da
Arquitetura.
Seus notáveis edifícios e