Arquitetura
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
CAPTAÇÃO – DISTRIBUIÇÃO 04
CONCLUSÃO 08
1. INTRODUÇÃO
A partir dos estudos realizados ao longo da disciplina de Tecnologia da Construção IV, visando principalmente temas relacionados a problemas urbanos pode-se entender um pouco mais dos sistemas de captação de água e como funcionam com relação a edificação e a cidade. Este trabalho falará um pouco sobre os principais funcionamentos desse sistema e suas características no geral.
03
Até chegar na torneira da sua casa, a água passa por uma complexa operação de limpeza, que vai da captação até a distribuição geral da mesma. Na captação a água que usamos para as mais diversas atividades no nosso dia-a-dia pode ser captada de rios, lagos e represas por meio de bombas.
Essa água vem com folhas, galhos, lodo e bactérias, para ficar pura , sem gosto, cheiro ou cor ela passa por um processo de limpeza que dura cerca de 3 horas. Dos reservatórios onde é feita a captação, a água é levada por grossas tubulações, também chamadas adutoras, para as estações de tratamento de água, conhecidas como ETA (estação de tratamento de água). Bacia de tranquilização: Ao chegar a ETA, a água bruta normalmente encontra-se sob forte pressão, por isso, passa primeiro por uma bacia de tranquilização, que tem como função reduzir a velocidade da água.
04
Na bacia de tranquilização a água sofre o processo inicial de limpeza, passa por grades que retém os detritos sólidos maiores, como troncos ou peixes por exemplo. Ainda nessa etapa dosadores jogam cloro para matar vírus, bactérias e microorganismos e dissolver metais presentes na água. Floculação: Nessa terceira etapa do processo, a água passa por canais de coagulação onde recebe sulfato de alumínio líquido. Esse produto serve para desestabilizar as partículas de sujeiras.
Nos