arquitetura
O chalé (do francês chalet, uma habitação do pessoal que tinha direito de levar o rebanho para pastar nos Alpes) é uma casa campestre suíça, especialmente da região alpina, feita de madeiras, com telhado de forte caimento e beirais avançados.
Definição e origem
Alguns dicionários definem o chalé como uma habitação de madeira com um telhado inclinado e com beirados, comum na Suíça e em outras regiões alpinas, porém, no Brasil o termo pode ser usado para qualquer casa de campo, pousada ou praia construída neste estilo.
Originalmente, povos de uma parte da Suíça e da região do Savoy se referiam a esse termo para definir uma cabana de um pastor. Ela deriva do latim medieval calittum, o que poderia vir de um cala raiz Indoeuropeu que significa abrigo. Em Quebeque, é qualquer habitação ou férias de verão, especialmente perto de uma estação de esqui, onde a maioria das casas comuns é construída no estilo de um chalé suíço.
Muitos chalés nos Alpes europeus foram originalmente usados como fazendas sazonais para o gado leiteiro que seria trazido das pastagens de baixa durante os meses de verão. Os pastores que vivem na moradia e produzem manteiga e queijo os estocam em chalés a fim de preservar o leite produzido. Esses produtos seriam, então, junto com o gado, levados de volta para os vales e comércios antes do início do inverno alpino. Os chalés ficariam desocupados durante os meses de inverno.
Com o passar do tempo os chalés passaram a ser usados também para períodos de descanso e lazer. Na Inglaterra as primeiras notícias de construções de chalés são do início do Século XIX. Já em São Paulo, esse tipo de construção se tornou relativamente popular no final do Século XIX1 .