ARQUITETURA
PROJETO
É a apresentacao da definicao qualitativa e quantitativa dos atributos técnicos, econômicos e financeiros de um serviço, obra ou empreendimento de engenharia e arquitetura, com base em dados, elementos, informações, estudos, especificações, discriminações técnicas, cálculos, desenhos gráficos, normas, projeções e disposições especiais.
O projeto da obra de construção ou empreendimento de engenharia é a peça fundamental na elaboração do orçamento. Dele são extraídos os dados básicos para preenchimento da planilha orçamentária, os serviços e suas respectivas quantidades.
ANTEPROJETO
É o conjunto de estudos preliminares, discriminações técnicas, normas e projeções gráficas e numéricas necessárias ao entendimento e às interpretações iniciais de um serviço, obra ou empreendimento de engenharia.
PROJETO BÁSICO
É o conjunto de elementos que define a obra, serviço ou o complexo de obras e serviços que compõem o empreendimento, de tal modo que suas características básicas e desempenho almejado estejam perfeitamente definidos, possibilitando a estimativa de seu custo e prazo de execução (Art.6o alinea IX da Lei no 8666/93 e Art. 3o da Resolucao no 361/91, Alinea “f” do CONFEA). Antes da elaboração do orçamento, e necessário verificar se o projeto está completo, conferindo todos os seus elementos: desenhos de projetos específicos, especificações, caderno de encargos, etc.
PROJETO EXECUTIVO
É o conjunto de elementos necessários e suficientes à realização completa da obra, num nível de detalhamento adequado à execução, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. (Lei 23 Federal no 8.666, Art. 6o, Inciso X). Deve ser considerado o detalhamento do Projeto Básico. O projeto completo deve conter os desenhos de todos os projetos específicos, especificações, cadernos de encargos, memoriais descritivos, metodologias e todos os detalhes necessários à execução da obra.
PROJETO