ARQUITETURA
O termo concerne toda a “arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para as diversas atividades humanas” (HOUAISS, 2008), sendo que os feitos arquitetônicos caracterizam a época e a cultura de determinado povo, não sendo apenas construções, pois carregam a história das civilizações ao longo da existência humana.
Já imaginou como seria se não houvesse ordem e organização nas construções? Cabe à arquitetura organizar de forma objetiva o espaço para que cada construção cumpra a sua finalidade. Além disso, a arte de construir visa expressar-se por meio de estruturas físicas e nesse contexto é estudada a fim de compreender o homem que a espelhou. Afinal, toda obra humana é reflexo de suas crenças, concepções, vivências, época, etc.
Sendo assim, esta seção apresenta artigos sobre a arquitetura de distintos povos e as peculiaridades dessas construções, suas características inerentes e a época que as demarcam.
A História da arquitetura é uma subdivisão da História da Arte responsável pelo estudo da evolução histórica da arquitetura, seus princípios, ideias e realizações. Esta disciplina, assim como qualquer outra forma de conhecimento histórico, está sujeita às limitações e potencialidades da história enquanto ciência: existem diversas perspectivas em relação ao estudo da arquitetura, a maior parte das quais ocidentais.
Na maioria dos casos (mas nem sempre), os períodos estudados pela História da Arquitetura correm paralelos aos da História da Arte, embora existam momentos em que as estéticas se sobreponham ou se confundam. Não raro, uma estética que é