Arquitetura
Mais um projeto do Arquiteto Afonso reidy, uma construção de muito peso representativo tanto pela sua arquitetura como pelo seu significado, o Museu recebe certa de 200.000 mil visitantes por ano, segundo um senso realizado em 2012.
Porém para falarmos dessa obra de grande significado para a sua época e que ecoa até nossos dias como um grande projeto, seria interessante observar o contexto em que tudo isso ocorre, o que está à volta desse arquiteto que com toda sua capacidade consegue implantar um projeto ousado e inovador para a época.
Pois bem aqui temos Afonso Reidy que está acompanhado de Niemeyer e Lucio costa, o segundo talvez seja o último grito em questões de arquitetura no nosso pais “pelo menos no conceito popular”, por tudo o que representa e fez tanto no Brasil como fora dele, Lucio costa Pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, ficou conhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília!
Afonso Reidy se formou em 1930 pela escola nacional de belas artes do Rio, fez parte da geração que teve papel decisivo na renovação da arquitetura brasileira, ao lado de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.
Aqui temos duas obras:
Conjunto residencial Pedregulho: Esse projeto do Afonso Reidy Feito a principio para abrigar funcionários públicos do então distrito Federal, em termos de partido podemos dizer que a estética e os princípios defendidos por Le Corbusier se fazem sentir nesse projeto tanto quanto o designer plástico que beneficia-se das soluções de Oscar Niemeyer.
Infelizmente esse projeto foi agredido pelo poder governamental que de maneira insana implantou uma rodovia que cortou praticamente a construção ao meio retirando parte da sua beleza arquitetônica além da paz que era uma característica derivado do lugar.
Ministério da Educação e Cultura: Marco da arquitetura moderna no Brasil, o edifício é resultado do trabalho de um grupo de arquitetos liderados por