Arquitetura
A galeria de arte Adriana Varejão, foi uma das construções implantadas no Centro de Arte Contemporânea Inhotim, na cidade de Brumadinho, Minas Gerais.
O Centro de Arte Contemporânea de Inhotim é uma espécie de museu ao ar livre, idealizado pelo colecionador de arte Bernardo Paz em 1980. Em 1984, Roberto Burle Marx apresentou algumas sugestões paisagísticas ao centro, fazendo-o crescer.
De acordo com Bernardo Paz, o museu tem um conceito arquitetônico incomum, onde se fala da água, que é um espelho (reflexo) do mundo onde vivemos e que sempre afirma a sua autônoma liberdade.
O museu é formado por vários pavilhões dentro do parque de 35 hectares e tem 477m².
2 CONTEXTO URBANO
O Centro de Arte Contemporânea Inhotim foi inaugurado em março de 2008. Está localizado em Brumadinho, uma vila à 55 Km de Belo Horizonte, a capital do estado de Minas Gerais.
3 PARTIDO DO PROJETO
Basicamente é uma caixa de concreto encravada na natureza cobrindo um espelho d'água, avançando para dentro do edifício.
4 EXPOSIÇÃO DA TEORIA ARQUITETÔNICA DO AUTOR E DE SUAS REFERÊNCIAS GERAIS
A forma do projeto o aproxima de uma arquitetura de linguagem minimalista, onde se utiliza de poucas cores; uso de formas geométricas simples e simetria. Vista do percurso que passa pela galeria
5 HISTÓRICO DO PROJETO E DA OBRA A parte do lote reservada para implantar a galeria foi uma área antes utilizada como depósito de contêineres.
A galeria de arte foi inaugurada em março de 2008 pelo arquiteto Rodrigo Cerviño Lopez, com aproximadamente 558 metros quadrados. A obra foi encomendada para abrigar as obras da artista Adriana Varejão, onde ocorreu uma integração entre a arquitetura e a arte da artista, onde apesar de a obra ser um cubo fechado, no interior a galeria se integra às obras da artista.
O pavilhão da Galeria Adriana Varejão foi