Arquitetura
O termo concerne toda a “arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para as diversas atividadeshumanas” (HOUAISS, 2008), sendo que os feitos arquitetônicos caracterizam a época e a cultura de determinado povo, não sendo apenas construções, pois carregam a história das civilizações ao longo da existência humana.
Já imaginou como seria se não houvesse ordem e organização nas construções? Cabe à arquitetura organizar de forma objetiva o espaço para que cada construção cumpra a sua finalidade. Além disso, a arte de construir visa expressar-se por meio de estruturas físicas e nesse contexto é estudada a fim de compreender o homem que a espelhou. Afinal, toda obra humana é reflexo de suas crenças, concepções, vivências, época, etc.
Arquitetura Bizantina
A arte bizantina é o resultado da fusão da cultura helênica com a oriental, que criou identidade própria. Como raros são os exemplos da arquitetura remota, é através das basílicas, construídas a partir do ano 330, que se pode analisar a arquitetura bizantina, caracterizada pela abundante utilização de mosaicos e das cúpulas que aparecem no século VI.
O centro criativo é Bizâncio, porém a difusão da arte bizantina se estende pela Ásia Menor, Grécia, Países Balcânicos, Rússia e Itália. Sua produção floresce a partir do período de Constantino, século IV, e dura até o século XII. Exemplos remanescentes das primeiras obras bizantinas são: a basílica de São João (463), a basílica dos santos Sérgio e Baco (527-36), e Santa Sofia, todas em Constantinopla. Tem plano básico simples, coberturas em cúpula sobre plantas quadradas.
O exemplo máximo de sua arquitetura é