Arquitetura
TÍTULO: Sistemas numéricos: suas utilidades
TÓPICOS DO DESENVOLVIMENTO
Resumo
Palavras-chave:
Introdução
2 – Tipos de sistemas número (4 p)
2.1 - decimal
2.2 - Binario
2.3 - Octal
2.4 - Hexadecimal
3- Utilização nos dias atuais (1 p)
4 – Aplicação na computação (1 p)
Conclusão (1\2 a 1p)
Abstract:
Keywords:
1 A história dos sistemas numéricos (2 p)
O sistema numérico teve início na pré-história, mais precisamente no período paleolítico, onde os primeiros registros de contagem encontrados foram inscrições nas paredes das cavernas habitadas pelo homem para realizar contagem sobre diversas coisas, como alimentos, animais ou pessoas. O problema nessa época para esse tipo de contagem é que precisava repetir o mesmo símbolo diversas vezes podendo fazer a pessoa se confundir na hora da contagem, como mostrada na figura (Anexo 1).
Quando se tinha muitos traços, ficava confuso ter que contar todos. Assim, os homens antigos usaram a criatividade e passaram a usar um traço transversal para agrupar cinco unidades. (PRADO, 2012).
Os sumérios que viveram na mesopotâmia no período de 3500 e 3000 a.c aprimoraram o sistema numérico utilizados pelos homens que viviam nas cavernas, criando símbolos para as unidades numéricas (Anexo 3). O problema desse método era quando se precisava de números grandes pois os símbolos precisavam ser sobrepostos, tornando cada vez mais complicado. Após os babilônicos conquistarem o povo sumério foi modificado o atual sistema numérico utilizado pelo povo sumério, abolindo diversos símbolos, menos dois, o que representava o 1 e o que representava o 10. Para números até 59, a contagem era normal. Acima de 60 os números eram agrupados em caixas e cada caixa recebia uma multiplicação (Anexo 4). Segundo Danilo Prado “Uma falha do sistema babilônio era a inexistência de um símbolo que marcasse se uma caixa estava vazia ou a qual potência de 60 a caixa pertencia. Essa falta do termo nulo