Arquitetura e Urbanismo
Norman Foster nasceu na região de Stockport, numa família de origem humilde. Teve de abandonar os estudos aos 16 anos de idade para trabalhar noManchester City antes de se alistar na RAF. Depois disso, Foster estudou arquitetura da Universidade de Manchester, graduando-se em 1961. Mais tarde se tornou amigo de Richard Rogers, seu futuro parceiro comercial, na Universidade de Yale onde concluiu seumestrado. Retornou ao Reino Unido em 1962 e se tornou um dos maiores arquitetos da Europa.
Hoje, a Foster and Partners é conhecida mundialmente pelo estilo de arquitetura arrojada e por concretizar obras e restaurações dos prédios pertencentes aos órgãos do governo de diferentes países, utilizando sistemas inteligentes de projeto como, por exemplo, computadores.
Com 74 anos de idade, Norman Foster já declarou que não pensa em se aposentar, sendo que ele representa 85% das ações da Foster and Partners com uma fortuna avaliada entre 300 e 500 milhões de libras esterlinas.1
Foster foi condecorado com a Ordem do Mérito em 1997 e em 1999 foi feito elevado à condição de Barão, sendo conhecido atualmente como Barão Foster do Tâmisa. É também o segundo arquiteto britânico a ganhar o Prémio Stirlingduas vezes, sendo a primeira vez pelo Museu Imperial de Duxford em 1998 e a segunda pelo 30 St Mary Axe em 2004. Em 2009 foi premiado com o Prémio Príncipe das Astúrias.
Principais Obras:
Alemanha
Renovação do Reichstag (Berlim, 1999)
Commerzbank Tower (Frankfurt am Main)
Pavilhão desportivo de Höchst (Frankfurt am Main)
Biblioteca da Universidade Livre de Berlim (Berlim)
China
Ampliação do Aeroporto Internacional de Pequim (2007)
Torre HSBC (Hong Kong)
Aeroporto Internacional de Hong Kong
Espanha
Torre de Collserola, Sierra de Collserola