Cidade e globalização
O QUE É?
GLOBALIZAÇÃO
Foi o conjunto de modificações de ordem politica, econômica, social, cultural e tecnológica, que vem acontecendo desde a evolução nos meios de comunicação e transporte.
URBANIZAÇÃO
É o processo de mudança de características rurais de uma localidade para características urbanas, este fenômeno está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia.
ESPAÇO URBANO E GLOBALIZAÇÃO; A CIDADE NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO
O Urbanismo na era moderna, a organização das principais cidades mundiais e toda a estrutura que envolve as suas realidades, é hoje o espelho que reflete os efeitos da globalização que ao longo dos tempos tem vindo, em ritmo cada vez mais acelerado, a sofrer alterações.
CONTEXTO HISTORICO
Século XV: Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Estabelecimento de relações culturais e comerciais; Século XIX: A Industrialização. Padronização do consumo, Capitalismo, êxodo Rural; Século XX: Grandes evoluções Tecnológicas (Telefonia, Internet, TV).
CARACTERISTICAS
Desterritorialização espacial e cultural, desestruturação dos tecidos urbanos pré-existentes e imposição da estética do caos e dos não-lugares, promoção do conceito de cidade como um mega-mercado, conceito de cidade genérica, igualitarista nos aspectos formais, produção de materiais em larga escala, super valorização do mercado imobiliário.
IMPACTOS
Ambientais: Alterações no Uso e Ocupação do Solo, Clima, adensamento populacional, Emissão de gases na atmosfera, e etc.
Sociais: O crescimento desregulado das cidades trouxe também grandes índices de desigualdades sociais, violência, crescimento desordenado, entre outros.
Culturais: A arquitetura não respeita fronteiras, nem tradições, ofusca-se a identidade cultural das regiões.
PARTICIPAÇÃO, COMUNIDADE E URBANISMO
A urbanização acelerada e o crescimento urbano desordenado revelam dois tipos de cidades: as formais, criadas e planejadas, servidas de infra-estrutura básica,