ARQUITETURA PCS
Paradigma
É valido lembrar que o estudo da técnica orientada a objetos é assentado no corriqueiro padrão conhecido como de modelo de objetos, que abarca engloba os princípios da abstração, hierarquização, encapsulamento, classificação, modularização, relacionamento, simultaneidade, persistência, Objetos, Classes, Mensagens, Métodos, Herança, Generalização, Especialização, Polimorfismo e Late-Binding. Mas aqui trataremos somente básicas da básicas que são as oito primeiras.
Representar o mais fielmente possível as situações do mundo real nos sistemas computacionais que se distancia muito da realidade constituída por vários objetos de interação mutua na composição do mundo como um todo é a busca que propõe a orientação a objetos. Da mesma maneira, a Orientação a Objetos consiste em considerar os sistemas computacionais não como uma coleção estruturada de processos, mas sim como uma coleção de objetos que interagem entre si.
Os programas Orientados a objetos são programas elaborados em módulos que agrupam um estado e operações sobre este estado. Apresentam ênfase em reutilização de código.
Um dos grandes diferenciais da programação orientada a objetos em relação a outros paradigmas de programação que também permitem a definição de estruturas e operações sobre essas estruturas estão no conceito de herança, mecanismo através do quais definições existentes podem ser facilmente estendidas. Juntamente com a herança deve ser enfatizada a importância do polimorfismo, que permite selecionar funcionalidades que um programa irá utilizar de forma dinâmica, durante sua execução.
Atributos e métodos
Atributos: Os objetos do mundo real possuem propriedades que possuem valores. Estes valores definem o estado do objeto. As propriedades recebem o nome de atributos em OO.
Podemos dizer que os atributos dos objetos são “variáveis” ou “campos” que armazenam os diferentes valores que as