Arquitetura Paisagista
Visão geral
Visto que a abordagem do problema do design da paisagem é similar ao encarado na arquitetura, considera-se que a paisagem é um elemento a ser construído, tanto quanto os edifícios e o ambiente urbano: dessa forma, a arquitetura da paisagem (ou paisagismo) não é mais encarada como uma simples extensão da arquitetura. E sim um campo de estudos próprio. Que em diversos países do mundo possuem uma graduação específica na formação deste profissional.
Originalmente relacionado apenas ao desenho de jardins e praças, considerando apenas os aspectos estéticos e cênicos do projeto de um lugar, o paisagismo ao longo do tempo foi abarcando escalas e propostas maiores, chegando a se confundir com o desenho urbano e incorporando as variáveis sócio-econômicas relativas aos problemas em questão.
Enquanto profissão, a arquitetura paisagista abrange um conjunto de disciplinas relacionadas ao projeto arquitetônico, ao planejamento regional e urbano, à preservação do meio ambiente natural e construído e do patrimônio histórico, ao planejamento de sistemas de lazer e recreação e sinteticamente ao planejamento espacial.
A arquitetura da paisagem é, uma arte assim como a própria arquitetura, um campo multidisciplinar, envolvendo a matemática, as ciências naturais e sociais, a engenharia, as artes, a tecnologia, a política, etc. Apesar de ser normalmente associado à jardinagem pelo público leigo, a arquitectura paisagista envolve todos os possíveis elementos constituintes da paisagem ecologica, sejam eles naturais ou não.
No Brasil[editar
No Brasil a Arquitetura da Paisagem ainda é encarada por muitos como uma extensão da arquitetura e urbanismo, uma disciplina de forma mais ampla. Que frisa apenas a leitura superficial do desenho arquitetônico da paisagem. O estudo da paisagem