Arquitetura -Hierarquia de Barramento Múltiplo
1. Quanto mais dispositivos conectados ao barramento, maior o tamanho do barramento e, portanto, maior o atraso de propagação dos sinais elétricos que contém os dados. Esse atraso determina o tempo gasto para os dispositivos coordenarem o uso do barramento. Quando o controle do barramento passa de um dispositivo para outro com frequência, esses atrasos de propagação podem afetar visivelmente o desempenho nas transferências de dados e, por consequência, em toda a operação do computador. 2. O barramento pode se tornar um gargalo à medida que a demanda de transferência de dados agregada se aproxima da capacidade do barramento. Esse problema pode ser combatido, até certo ponto, aumentando a taxa de dados que o barramento pode transportar e usando barramentos mais longos como, por exemplo, aumentando a taxa de dados de 32 para 64 bits. Porém, como as taxas de dados geradas pelos dispositivos conectados estão em crescimento contínuo, essa é uma tarefa extremamente difícil para os projetores de computadores (STALLINGS, 2003).
Assim, a maioria dos sistemas de computação utiliza múltiplos barramentos, geralmente dispostos em uma hierarquia. Uma estrutura tradicional típica pode ser visualizada na Figura 7. Arquitetura de Computadores – Interconexão de Barramento
10
Figura 7: Arquitetura de barramento tradicional (STALLINGS, 2003).
Existe um barramento local que conecta o processador a uma memória cachê e que pode aceitar um ou mais dispositivos locais. O controlador da memória cachê conecta a memória não apenas a esse barramento local, mas a um barramento do sistema ao qual estão conectados todos os módulos da memória principal. Desse modo, as transferências de E/S de e para a memória principal pelo barramento do sistema não interferem com a atividade do processador.
É