Arquitetura Escandinava
Arquitectura Escandinava
Arquitectura III
Índice
Introduçao 3
Contexto Urbano 4
Principais Arquitetos 5
Alvar Aalto 6
Principais obras do arquitecto 7
Bibliografia 10
Introdução
Durante séculos a evolução estilística e da imagem da arquitectura europeia deu-se fortemente condicionada por uma influência italiana, francesa e inglesa, com movimentos estilísticos que vão desde o Românico ao Barroco (entre outros), conhecendo variações mediante o contexto histórico, cultural e político do país em que se inseria.
O exemplo dos países nórdicos é no entanto, e de certa forma, uma excepção à regra da restante Europa. A sua evolução histórica e cultural caracterizou-se desde cedo por uma certa independência relativamente aos restantes países do centro e sul do continente, apesar de terem, em alguns momentos da história, exercido a sua influência em países como a Inglaterra, França e Alemanha, através de expansões marítimas e trocas comerciais.
A sua história inscreve-se, fundamentalmente, concentrada naquele contexto geográfico que é definido pela Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca, e muito marcada por fases de um maior domínio de um deles sobre um outro, com diversos episódios históricos de anexações e posterior independência. Assim, compreende-se que desde cedo estes quatro