Arquitetura egéia e etrusca
Referência: Estação das artes - (http://www.raisites.com/artes/historia-da-arte/81-egeia.html)
Para ler e pensar - (http://www.paralerepensar.com.br/arte_egeia.htm)
Cláudio Santana - (http://www.claudiosantana.mus.br/artes/95-egito-egeu.html?showall=1)
Etrusca: Wikipédia - (http://pt.wikipedia.org/wiki/Etruscos)
Blog historiando as artes - (http://historiandoasartes.blogspot.com.br/2008/10/arte-etrusca.html)
Sua pesquisa - (http://www.suapesquisa.com/pesquisa/etruscos.htm)
Egeia:
A civilização egeia é dividida entre três povos diferentes, que apesar de terem se desenvolvido em regiões próximas do mar Egeu, tem características diferentes, são elas:
Povo minoico: desenvolvida na ilha de Creta, a maior do mar Egeu, num período anterior a civilização micênica, entre 2700 a.c. e 1450 a.c. O termo “minoico” origina de Minos, titulo dado ao rei de Creta.
A pintura tem temas naturalistas, representavam muito a vida marinha, mas os touros apareciam com frequência. A arte era simples, e feita em afrescos nos palácios.
Na arquitetura aparecem casas retangulares, que eram amplas por fora mas apresentava cômodos pequenos no seu interior. Os palácios tinham diversos cômodos, arquitetura complexa, e as paredes enfeitadas por afrescos.
Povo Cicladense:
Civilização do começo da idade do bronze, no período de 3000 a 2000 a.c. nas ilhas de Ciclades, apresenta a figura feminina com o rosto achatado e nariz alongado como característica na pintura e em esculturas de mármore.
Tinham a arquitetura bem evoluída, com um palácio central e ao seu entorno muitas salas, eles podiam ter de dois a três andares, com isso precisavam resolver os problemas de escadas, colunas e iluminação, que demonstra a inteligente arquitetura para a época.
Povo Miceneses:
Vivam do outro lado do mar Egeu, na época de 1600 a 1100 a.c., desenvolveram-se no sudeste do continente grego. O culto aos mortos vem de herança do antigo Egito,