Relatório História da arte
Apresentação da Obra
O Livro da professora de Filosofia e Literatura Graça Proença, tem como foco principal corrigir a falha da maioria dos jovens não terem informações sobre as artes, sendo um bom caminho para um primeiro contato com a História da Arte. Já que seria impossível abordar todas as produções artísticas acumuladas no decorrer da história da humanidade a autora seleciona alguns artistas e obras. O livro apresenta produções artísticas ocidentais, pelo fato da nossa arte e cultura ser basicamente influenciada pelos padrões da Europa Ocidental, são seus valores estéticos desenvolvidos no Ocidente que dão influencia as produções de nossos artistas.
Introdução
Ao passar dos anos o ser humano criou ferramentas que facilitassem seu trabalho e ajudassem a superar suas limitações. Dessa forma o homem que era um ser dominado pelo meio natural, produziu artefatos que possibilitassem o domínio e transformação do meio pra sua melhor vivencia. O ser humano não cria objetos apenas visando suas utilidades, mas também com o objetivo de expressar seus sentimentos e nos mostrar sua visão da época em que vive. Essas produções formam obras de arte e também informam a história do homem ao longo dos séculos. Assim as obras de arte devem ser vistas de forma integrada a cultura de um povo, podendo retratar o meio natural, como as pinturas rupestres, ou expressar sentimentos religiosos do homem. A preocupação do ser humano com a beleza é algo presente na cultura, podendo ser observado até mesmo em seus utensílios com suas formas harmônicas. A artes é algo que está atrelado no nosso dia-a-dia.
Sobre o Autor
Maria das Graças Viera Proença dos Santos licenciada em Filosofia pela FFCL de Sorocaba e em Letras pela Universidade de São Paulo Curso de Pós-graduação em Estética no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo Professora no ensino particular e na rede oficial do Estado de São Paulo.